Compartilhe da nossa luta!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Bandeiras de Luta da FLM

A conquista da moradia para as famílias pobres representa um bem essencial para sua sobrevivência e sua liberdade. Contudo, nas condições atuais, é necessário empreender lutas conjuntas, de todos os atores desse movimento.


Travar lutas unificadas


Adotar o princípio da unidade combatente. Não de deixar levar pelo unionismo sem ação, e por negociações intermináveis com as forças capitalistas (do mercado). É necessário ter claro que as forças capitalistas não têm interesse, nem pretendem resolver a situação dos trabalhadores sem-teto.

A ação unificada deve evoluir para se tornar uma força temida e respeitada.


Força respeitada e temida por duas vertentes bem articuladas:


A primeira delas pela adesão massiva dos trabalhadores sem-teto, organizados em grupos de base e movimentos sociais. Que construindo organizações sólidas e transparentes e pelo seu exemplo, aponte perspectivas totalmente diferentes da podridão da sociedade atual.


A outra vertente combinada com a primeira, a FORÇA SEJA TEMIDA E RESPEITADA PELA JUSTEZA DE SUA LUTA e pelos seus princípios defendidos e valores apregoados. Não queremos mal a ninguém, queremos o bem para todos. Queremos que a justiça seja feita para todos os seres humanos. Justiça esta acolhida pela civilização moderna. Seja, assegurar o direito fundamental a todas as pessoas. Direito este que abrange aquilo que o ser humano precisa para viver. Em nossa visão, luxo não é direito. Tudo que vá além das necessidades humanas não é direito.


Para essa força temida e respeitada, o ser humano é o fim da sociedade e o do Estado: é a razão de ser de qualquer sistema jurídico. Portanto, alguns princípios acompanharão nossa caminhada:


O princípio da IGUALDADE: Referência para a luta por justiça e também para organização e funcionamento das instituições dos trabalhadores sem-teto.


O princípio da SOLIDARIEDADE, que implica em todas nossas ações a proteção dos mais fracos.


O desenvolvimento desses princípios deve fazer parte do cotidiano dos grupos dos trabalhadores sem-teto organizados. Toda nossa organização deve aplicar ainda o princípio basilar da sociedade que pretendemos construir, que é:


O princípio da DEMOCRACIA POPULAR: Ninguém sozinho conseguirá resolver um problema que é de todos. Por isso, a democracia popular implica na participação de todos em todo desenvolvimento das ações dos trabalhadores sem-teto conduzindo sua luta por justiça (moradia).


Norteadas pelos princípios mencionados, igualdade, solidariedade e democracia, caminharemos no rumo de assegurar a DIGNIDADE HUMANA de seus componentes, que atrairá apoios das forças progressistas para uma nova concepção de mundo, onde o ser humano é o valor supremo da sociedade.

FALE COM A GENTE!